Flash - dez 22, 2020

Vale-alimentação: conheça as vantagens das empresas oferecerem esse benefício

flex alimentação

Como todos os profissionais de Recursos Humanos (RH) sabem, o processo de atração e retenção de talentos é bastante trabalhoso. Por isso, ver um ótimo colaborador deixar o quadro de funcionários em busca de uma melhor proposta dá a sensação de que todo o trabalho foi em vão. 

Sendo assim, oferecer benefícios atrativos para os colaboradores tem se mostrado um desafio para as empresas – principalmente para aquelas que desejam crescer com qualidade e evitar a rotatividade em suas equipes. 

O vale-alimentação é um ótimo exemplo de benefício a ser oferecido, sendo uma das mais preciosas cartas na manga dos departamentos de RH. 

Ao longo deste artigo, falamos sobre o importante papel que o vale-alimentação desempenha na política de benefícios e retenção de talentos em qualquer empresa. Boa leitura! 

O que é o vale-alimentação?

O vale-alimentação é um benefício concedido por empresas para que seus funcionários possam comprar alimentos. Ele pode ser utilizado em mercados, açougues, padarias e vários outros estabelecimentos.

Antigamente, era comum que as companhias oferecessem a cesta básica. Com o tempo, essa distribuição caiu em desuso e o cartão vale-alimentação veio como o substituto perfeito, aliando a liberdade do funcionário com a redução de custos logísticos da empresa. 

O valor do vale é um acréscimo ao salário do empregado, que pode pagar apenas uma pequena taxa mensal para uso do benefício. É importante lembrar que ele não é a mesma coisa que o vale-refeição. 

Apesar dos dois serem usados para comida, o vale-refeição é utilizado para compras em restaurantes e lanchonetes, não em mercados. Algumas empresas dão a opção de dividir o valor entre as duas opções, proporcionando ainda mais liberdade para suas equipes. 

Se você já se perguntou “vale-refeição ou vale-alimentação: qual é o melhor para a minha empresa?”, saiba que a Flash tem um texto exatamente sobre isso no blog! Leia para tirar todas as suas dúvidas. 

A empresa é obrigada a pagar vale-alimentação?

De acordo com o artigo 458 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o vale-alimentação não é uma obrigação da empresa. O salário pago deve compreender valores suficientes para habitação, vestuário e alimentação. 

Por isso, a concessão do vale é completamente opcional e deve ser motivada pelo desejo de reter talentos e se estabelecer como uma companhia atrativa, não por uma mera obrigação legislativa.

Em algumas categorias,  no entanto, existem acordos  sindicais que tornam esse benefício obrigatório. Para atender a essa demanda, RHs clientes da Flash contam com a função de "saldo exclusivo" como configuração do benefício. 

Eles permitem que profissionais de RH consigam ter um controle sobre o quanto cada funcionário pode gastar em determinada categoria. Isso ajuda a empresa a cumprir com obrigações legais e sindicais. 

Dessa forma, a companhia pode disponibilizar um valor fixo de saldo para uso predeterminado, como a alimentação, e fornecer um saldo flexível, que o colaborador pode utilizar em outras categorias, como cursos, entretenimento, terapia e online, por exemplo. 

Por que oferecer vale-alimentação?

Se o vale-alimentação não é uma obrigatoriedade, por que essa prática é tão difundida no meio empresarial? Certamente, ela é vantajosa por outros aspectos que não o financeiro.

Para responder essa questão, nós elencamos alguns dos principais benefícios de se oferecer esse benefício: 

Redução dos custos logísticos

O vale-alimentação não sofre com a incidência de impostos. Além disso, se a sua empresa está inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador, é possível deduzir uma porcentagem sobre o valor do Imposto de Renda (IR). 

Motivação da equipe

Sentir-se valorizado é muito importante para a motivação. Isso vale para diversos aspectos da vida, sobretudo no ambiente de trabalho. 

O vale-alimentação pode ajudar a empresa a alcançar uma política de benefícios mais interessante  porque, além de cuidar do bem-estar de seus funcionários, também provê para suas famílias. 

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma grande questão para empresas de todos os portes. O que poucos enxergam, no entanto, é que a motivação e a eficiência são diretamente proporcionais. Por isso, uma equipe mais feliz e motivada também é mais produtiva. 

Quer oferecer mais para os funcionários da sua empresa?

Profissionais de RH têm o importante papel de cuidar do bem-estar dos colaboradores, e parte dessa tarefa é garantir que os benefícios oferecidos sejam satisfatórios. 

A Flash Benefícios – a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil – tem diversas soluções para te ajudar nessa tarefa, como o vale-alimentação tradicional e o flex, um cartão cheio de possibilidades. Com ele, o colaborador pode usar créditos para pagar por refeições, compras em mercado, mobilidade, saúde e muito mais. 

Entre em contato com a Flash para saber mais!

 

Ficou interessado e quer saber mais?

Acesse nosso site ou preencha o formulário que entraremos em contato. ✏️