PontoTel (Parceiro) - mai 7, 2020

Modernidade e tendências no RH - Saiba como a tecnologia pode ajudar a sua empresa

Dentro de uma empresa, o setor de Recursos Humanos (RH) tem como seu papel principal cuidar de pessoas. Além de lidar com recrutamentos e treinamentos, é ele quem planeja e cria estratégias de gestão para o desenvolvimento dos colaboradores na empresa. Garantindo o bem-estar e gerando produtividade.

Por isso, o RH deve ser considerado como um dos setores mais importantes de uma organização. Somente com ele a empresa garante o cuidado dos colaboradores para manter-se positiva no mercado. 

04_0520_Content_GuestPostPontoTel

Para continuar exercendo essas responsabilidades de forma inteligente e estratégica, o setor pode contar com a tecnologia que se atualiza dia após dia. Com sistemas automáticos e treinamentos online, a tendência é fazer com que os gestores percam menos tempo com processos manuais e migre para recursos inteligentes.

Abaixo veremos mais sobre essas tecnologias e como as novas tendências para o RH podem ajudar a sua empresa a alcançar mais produtividade e eficiência.

 

Tendências para o RH

A maior tendência para essa área no momento é o RH 4.0, que é justamente a integração de sistemas físicos e digitais para o setor de Recursos Humanos, otimizando processos com a ajuda da tecnologia e gerando mais produtividade.

Como por exemplo, por meio dos exemplos citados abaixo.

 

Automatização de sistemas

Por meio das tecnologias que se atualizam diariamente, as atividades manuais que antes exigiam muito do tempo dos gestores como o controle de frequência dos colaboradores e a emissão de folhas de pagamento, agora são automatizadas e geradas por sistemas inteligentes.

Com isso, o RH pode ganhar tempo para pensar em outras estratégias  para trazer mais resultados para empresa.

Ou seja, o setor de RH agora pode dedicar-se a realizar funções de mais complexidade e que necessitam de mais raciocínio.

 

Flexibilidade na relação colaborador e gestor

Neste momento do RH, também podemos notar uma relação mais flexível entre colaboradores e gestores com mais compreensão. 

Essa mudança na cultura das empresas tem como benefício uma maior retenção de talentos e mais motivação nos colaboradores. Afinal, diversos profissionais hoje em dia buscam estar em empresas que valorizam mais o seu trabalho e em ambientes que proporcionem mais flexibilidade

Essa maior flexibilização das relações pode até mesmo chegar a jornada de trabalho com a adoção de home office ou jornadas alternativas. 

Com os novos sistemas de registros de ponto, por exemplo, é possível controlar a jornada de forma mais eficiente, e fazer o cálculo exato de horas trabalhadas, podendo gerar bons indicadores da jornada dos colaboradores e até mesmo encontrar taxas de absenteísmo. 

Além disso, controle de ponto online existe a possibilidade de implantar o home office e até mesmo formar equipes multiculturais, com profissionais de diferentes nacionalidades. 

 

Especialização de colaboradores

Como dissemos acima, a cada dia os colaboradores estão mais exigentes quanto ao seu trabalho. Isso porque agora, além de selecionarem a empresa de acordo com o salário a ser pago e cargo a ser realizado, também buscam empresas que permitam seu desenvolvimento profissional.

Devido a isso, o RH deve oferecer treinamentos que atraiam seus colaboradores e assim otimizem suas atividades. E de novo a tecnologia pode ajudar, os sistemas de “e-learning”, ou seja treinamentos online, são uma ótima solução.

 

Uso de recursos inovadores e tecnológicos

A Implantação de sistemas inovadores já tem se tornado algo bastante comum nas empresas e deve seguir nesse mesmo ritmo nos próximos anos. Por isso, o setor de Recursos Humanos deve estar atento a essas atualizações tecnológicas. Com elas, a execução de suas atividades se tornam mais ágeis.

No mercado, já é possível encontrar inúmeras inovações que facilitem e portanto otimizem o RH de uma empresa, como plataformas para desenvolvimento de testes para colaboradores, softwares para recrutamento e até mesmo para pesquisa de satisfação interna e muitos outros. 

Uma grande alternativa para maior inovação é o sistema de ponto online, que permite o controle da jornada em tempo real e com a calculadora de horas trabalhadas facilita o lado burocrático do RH que lida com o pagamento dos colaboradores. 

E, como falamos anteriormente, ele ainda ajuda a ter uma gestão de frequência inteligente que proporciona indicadores ao RH. Proporcionando a tomada de decisões sem perda de tempo ou falta de justificativas.

Além de que, com um cartão de ponto digital, todas as informações de jornada dos colaboradores podem ser acessadas de forma rápida e prática onde e quando for necessário.

O sistema de registro de ponto da PontoTel, por exemplo, possui ferramentas de controle de jornada por meio de reconhecimento facial e voz, geolocalização e senha. E ainda conta com um sistema robusto para fazer todo o tratamento das informações do ponto. 

Adotar um sistema de gestão eficiente, como o da Pontotel, que produz relatórios com as informações da jornada de cada colaborador, faz com que a empresa permita que a área de Recursos Humanos possa focar suas atividades de gestão em ações de maior complexidade. Algo muito importante para aumentar a produtividade da empresa.