Quais os melhores benefícios para pequenas empresas e como escolher?

Escolher benefícios para pequenas empresas é um grande desafio. Confira nossas dicas de como escolher o melhor pacote para esse cenário.

Flash

Você sabe a importância de uma estratégia de benefícios para pequenas empresas? Afinal, o empreendedorismo desenha cada vez mais o contorno da economia brasileira. Nele, as micro e pequenas empresas emergem como protagonistas fundamentais nesse panorama. 

O Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgou que, no primeiro semestre de 2023, o Brasil viu a criação de mais de 868,8 mil pequenos negócios. Já em números de criação de emprego, foram responsáveis por 70% dos empregos formais. Além disso, as MPEs (micro e pequenas empresas) representam 99% das empresas no Brasil e têm o impacto de 30% no PIB (Produto Interno Bruto Brasileiro).

Mas, para sustentar esse crescimento e se destacar em um mercado competitivo, é essencial que essas empresas adotem estratégias eficazes de gestão. Em especial, no que diz respeito à atração e retenção de talentos, os benefícios surgem como um artifício poderoso. 

As políticas de benefícios corporativos desempenham um papel crucial. Não são apenas ferramentas para melhorar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, mas também atuam como um diferencial competitivo que pode atrair os melhores profissionais e incentivá-los a crescer junto com a empresa.

Para conhecer quais benefícios para pequenas empresas podem ser ofertados, continue a leitura!

Qual a relevância da estratégia de benefícios para pequenas empresas?

A importância de benefícios corporativos vai muito além de aspectos obrigatórios e formais nas relações de trabalho, especialmente para micro e pequenas empresas. Nestes empreendimentos, cada colaborador desempenha papéis cruciais e a proximidade com a gestão é maior. Logo, a implantação de um pacote de benefícios bem estruturado pode ser a chave para a construção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo. 

Além de reter talentos, essas vantagens contribuem para a atração de profissionais qualificados, ávidos por integrar uma equipe que valoriza seu bem-estar e desenvolvimento profissional.

1. Retenção de talentos 

Um pacote atraente de benefícios é o diferencial para que um colaborador escolha permanecer em uma empresa, mesmo diante de propostas de negócios maiores. 

Isso se torna ainda mais verídico quando os benefícios vão além do básico e incluem opções flexíveis e adaptadas às necessidades individuais.

2. Motivação dos colaboradores 

Benefícios como planos de saúde, vale alimentação e refeição, flexibilidade de horários, possibilidade de trabalho remoto, entre outros, demonstram que a empresa se importa com o bem-estar e a satisfação de seus funcionários. Isso gera um aumento significativo na motivação e no comprometimento da equipe.

3. Diminuição do absenteísmo 

Benefícios voltados para a saúde física e mental contribuem para a redução de faltas e atrasos. Programas de bem-estar, assistência médica e psicológica são exemplos de como as empresas podem ajudar os colaboradores a manterem-se saudáveis. 

Consequentemente, reduzindo o absenteísmo e aumentando a produtividade.

4. Aumento da Produtividade 

Funcionários motivados e satisfeitos tendem a produzir mais e melhor. Um ambiente de trabalho que oferece suporte por meio de benefícios reflete diretamente nos resultados da empresa, impulsionando o crescimento e a eficiência operacional.

5. Fortalecimento da marca empregadora

Empresas que oferecem um pacote de benefícios atraente se destacam no mercado como empregadoras de escolha. 

Isso não só facilita a atração de novos talentos com estratégias de Employer Branding, como também constrói uma imagem positiva junto aos clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

6. Vantagem Competitiva 

Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer benefícios inovadores e personalizados pode ser o que diferencia sua empresa das demais. 

Essa estratégia permite que micro e pequenas empresas concorram de igual para igual com organizações de maior porte na guerra por talentos.

Portanto, investir em um plano de benefícios bem pensado e alinhado às expectativas dos colaboradores não é apenas uma prática recomendada, mas uma necessidade estratégica para micro e pequenas empresas que buscam crescimento sustentável e uma posição de destaque no mercado. 

Melhores opções do pacote de benefícios para pequenas empresas

A implementação de um pacote de benefícios para pequenas empresas vai muito além dos tradicionais vale-alimentação e assistência médica. 

A evolução do mercado de trabalho aumenta a busca por maior personalização e flexibilidade. Com esse cenário os benefícios flexíveis surgem como uma solução ideal para atender às diversas necessidades dos colaboradores.

Além dos benefícios obrigatórios, existem outras opções que podem fazer toda a diferença na atração e retenção de talentos:

  1. Plano de carreira personalizado: proporciona caminhos de crescimento claros e personalizados para os colaboradores, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e capacitação.
  2. Flexibilidade de horário e home office: Permite ajustes na jornada de trabalho e a possibilidade de trabalhar de casa, conciliando as demandas profissionais e pessoais dos colaboradores.
  3. Benefícios de bem-estar: inclui opções como assinaturas de academias, programas de saúde mental, massagens no local de trabalho, entre outros, que cuidam do bem-estar físico e mental.
  4. Benefícios de desenvolvimento pessoal: oferece cursos, workshops e treinamentos não apenas focados na área de atuação do colaborador, mas também em seus interesses pessoais.
  5. Benefícios sociais: cria programas de voluntariado e ações sociais que permitam aos colaboradores contribuir com a comunidade, fortalecendo o senso de propósito e pertencimento.

Existem diversos outros benefícios, incluindo os flexíveis, que podem ser adicionados ao pacote. Porém, é fundamental que exista um planejamento estratégico para garantir benefícios que atendam ao tamanho e possibilidade de cada empresa. 

Otimize a sua estratégia de benefícios com a Flash!

Investir em um pacote de benefícios flexíveis e personalizados não é apenas uma estratégia para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. É também um reflexo do compromisso da empresa com a inovação e a satisfação de sua equipe. 

Para micro e pequenas empresas, adotar uma estratégia de benefícios flexíveis pode representar o diferencial necessário para se destacar no mercado.

A Flash se é parceira ideal para auxiliar na gestão dos benefícios para pequenas empresas, que buscam implementar e gerenciar um pacote de benefícios flexíveis e alinhados às possibilidades de cada organização. 

Com soluções inovadoras e customizáveis, a Flash ajuda a simplificar a administração dos benefícios, oferecendo aos colaboradores a liberdade de escolher as vantagens que mais fazem sentido para suas vidas.

Se você deseja fortalecer sua estratégia de retenção e ainda otimizar a gestão de benefícios corporativos, conheça as soluções da Flash!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️