Flash - jun 24, 2020

Como manter a saúde emocional dos colaboradores em tempos de crise?

Você já parou para olhar para seus colaboradores hoje? Os dias atuais requerem cuidado redobrado, corpo e mente devem estar saudáveis e equilibrados. É bom que entendamos a importância manter a saúde emocional (ou saúde mental) em dia, e isso pode não ser a tarefa mais fácil do mundo quando não temos o devido acompanhamento. 

03_0620_Content_BlogSaudeMentalCOVID

Seus colaboradores podem se perguntar frequentemente sobre como é possível manter a saúde emocional em tempos de crise, e é uma dúvida que vale a pena olhar mais de perto, com um olho mais clínico

É importante mostrar para sua equipe que eles não estão sós, que a empresa se preocupa com eles e está ali para dar suporte. E se você quer entender mais sobre saúde emocional, este artigo foi feito para você. Esperamos ajudar, boa leitura!

 

O que é saúde emocional?

Primeiro, é muito importante desmistificar algumas coisas e a primeira delas é entender que saúde emocional não tem a ver, necessariamente, com doença. É comum pessoas fazerem esse tipo de paralelo, mas não é o correto. Tem mais a ver com cuidar do seu estado psicológico para que você não fique doente.

A secretaria de saúde do estado do Paraná destaca em seu site o que é ter saúde emocional na ótica deles, os pontos levantados são: 

  • Estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

 

Como ajudar o colaborador?

Há algumas formas de ajudar o colaborador a manter a saúde emocional em tempos de crise, vamos destacar as 3 mais comuns: 

Disponibilizar um psicólogo

Ter um psicólogo a serviço dos colaboradores pode ser uma boa saída para ajudá-los a terem um acompanhamento mais de perto. 

Campanhas internas

Seus colaboradores, muitas vezes, podem não saber da importância de se preocupar com saúde emocional. Nesse ponto, entra em ação uma boa estruturação de campanhas internas para alertar seus colaboradores em relação ao tema. Uma campanha de conscientização coletiva alertando para os benefícios e perigos de manter sua mente saudável, por exemplo. 

O mês de janeiro pode ajudar nessas ações. Conhecido como “Janeiro branco”, o mês de valorização à saúde emocional.

Terapia online

Já existem empresas licenciadas de terapia online no mercado. Na realidade, desde 2018, que é o ano de lançamento da resolução que permite essa modalidade de atendimento remoto, os profissionais passaram a atuar à distância. A resolução está disponível no site do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

E sim, é eficiente! Um estudo realizado pela doutora em psicologia Maria Adélia Minghelli Pieta na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) mostrou que terapia online não fica para trás do modelo convencional

Para ajudar na contratação desse tipo de serviço, sua empresa pode disponibilizar para os colaboradores uma modalidade de benefício que facilite a contratação de terapia online através de parcerias. Conheça a solução de benefícios flexíveis.

 

Por que saúde emocional é importante?

Uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association Brasil) mostra que a cada 10 trabalhadores, 90% sofrem com algum tipo de ansiedade e quase 50% têm algum grau de depressão.

Os dados da pesquisa mostra um cenário sem crise, imagine como não estão os números nos dias em que estamos vivendo? Precisamos nos preocupar em manter a saúde emocional de nossos colaboradores, afinal, são vidas extremamente importantes.

Nosso cenário mundial atual deve nos acender a luzinha vermelha, precisamos olhar cada vez com mais cuidado e empatia para nossos colaboradores. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender mais sobre como manter a saúde emocional dos colaboradores. 

Gostaria de ter em sua empresa benefícios que ajudasse seus colaboradores a contratarem serviços de terapia online e tantos outros que podem ajudá-lo nesse momento crítico? Conheça a Flash Benefícios!