Flash - ago 8, 2019

Por que colaboradores pedem demissão? - 5 principais motivos

O pedido de demissão é um momento delicado para todos os envolvidos. Há inúmeros fatores que podem influenciar essa decisão do colaborador. Trouxemos os 5 principais motivos de queixas para pedidos de demissão nas organizações.

pedido-demissão

Falta de reconhecimento de superiores

Quando o colaborador não sente que seu trabalho está sendo valorizado por seus superiores, ele tende a ficar desmotivado, improdutivo e se questionar sobre aquele emprego. Isso acaba se tornando um motivo para buscar reconhecimento e valorização em outros lugares.

Sem oportunidade de crescimento na empresa

Ter previsão de um plano de carreira é um fator muito considerado na decisão de permanecer ou não em uma organização. Os colaboradores querem crescer e se desenvolver cada vez mais no ambiente onde estão e a falta dessa possibilidade é um dos principais motivos dos pedidos de demissão.

Falha de comunicação

Os colaboradores na atualidade sentem a necessidade de uma comunicação transparente e aberta com seu chefe no ambiente de trabalho. Essa falta de comunicação pode gerar ruídos e potencializar alguns sentimentos negativos na equipe, como a de não se sentir valorizada, notada e importante para a empresa.

Outros fatores são conflitos internos entre os próprios membros das equipes. Eles podem acontecer por questões profissionais ou pessoais e, dependendo da gravidade, se tornar motivo para pedido de demissão.

Sentimento de falta de propósito

De acordo com Pew Research Center, os jovens de 18 a 34 anos trabalham para propósitos, não pelos salários. Ter o sentimento de estar realizando tarefas sem um objetivo e propósito, pode fazer com que esses jovens decidam pedir demissão de seus empregos.

Salário baixo e poucos benefícios

Segundo pesquisa da Paychex Worx em 2016 com 2 mil entrevistados, 69% deles não se contentam com o quanto ganham na empresa. Essa continua sendo uma realidade no mercado de trabalho e um dos principais motivos para pedidos de demissão.

Além disso, com o passar dos anos, os colaboradores têm dado mais importância para os benefícios diversificados oferecidos por seus superiores. Muitas vezes, apenas um bom salário não é suficiente para manter os talentos motivados e realizados na empresa.

Vários dos itens citados podem ser evitados com conversas e transparência por parte dos gestores com sua equipe. Trabalhar nessas mudanças é um esforço e construção diária para um melhor relacionamento interno entre os colaboradores (tanto entre eles quanto com seus respectivos chefes).

Procurando uma solução de benefícios flexíveis para sua empresa? Fale com a gente!