Flash - set 18, 2020

4 dicas de como apoiar a causa de Setembro Amarelo na sua empresa

O mês de setembro foi escolhido para representar a prevenção ao suicídio por causa do dia 10, que é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. A cor amarela representa a atenção ao se tratar do tema e a causa incentiva discussões, divulgação de dicas, medidas de prevenção e possíveis ações para realizar com as pessoas próximas, inclusive, colaboradores nas empresas.

Setembro-Amarelo-nas-empresas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos;
  • Para cada suicídio, ainda mais pessoas tentam suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral;
  • Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.

O assunto é sensível, mas é muito importante levantarmos discussões sobre o tema e pensarmos em ações nas empresas para trazê-lo à tona. Por isso, preparamos esse artigo com dicas de ações para realizar na empresa neste mês (e ao longo do ano) para abordar o tema. Vamos lá?

1- Bom relacionamento e comunicação interna

Essa dica pode não ser diretamente relacionada ao Setembro Amarelo, mas é uma ação que ajuda no clima organizacional como um todo. Tornando o ambiente mais leve e aberto a novas discussões para introduzir temas sensíveis como depressão e suicídio.

Estar aberto a conversar e incentivar a fala dos seus colaboradores sobre o que sentem e tudo que esperam do futuro é importante para conseguir abordar o assunto do mês com mais cuidado em outras ações.


2- Palestras e conversas em grupo sobre o assunto

Algumas ações cada vez mais comuns no ambiente de trabalho são as rodas de conversa, bate-papos e palestras com profissionais experientes. No caso do Setembro Amarelo, a presença de psicólogos, médicos ou demais profissionais da saúde é fundamental para dar ainda mais relevância ao tema.

O interessante de momentos como esse é que ao mesmo tempo que a empresa garante que aquelas informações estão sendo passadas por uma autoridade no assunto, os colaboradores podem tirar dúvidas e ter um contato mais direto com aquele profissional.


3- Cuidado com o bem-estar e saúde emocional dos colaboradores

Durante o mês - e ao longo do ano -, uma dica de ouro é mostrar aos times a importância do bem-estar deles e do cuidado com a saúde emocional. Mensagens motivacionais e envio de conteúdos relevantes sobre o tema são alguns exemplos do que o RH pode fazer para ajudar seus colaboradores.

Esses conteúdos, a longo prazo, podem até ser produzidos internamente para divulgação em outros canais de comunicação, ajudando mais pessoas e empresas.


4- Apoio psicológico com empresas parceiras

Principalmente em casos de depressão ou predisposição ao suicídio, o apoio e acompanhamento psicológico ou psiquiátrico é essencial. Para ajudar os colaboradores nisso, podem ser feitas parcerias com empresas que facilitem o acesso a esses profissionais. Como a Vittude, uma plataforma que conecta pacientes a psicólogos para consultas de terapia online e presencial.

Setembro Amarelo nas empresas é um período muito importante para a área de Recursos Humanos se conectar ainda mais com os colaboradores. Oferecendo ajuda, apoio e incentivando discussões sobre o tema.

Essas dicas te ajudaram? Temos outros conteúdos como esse aqui no blog. Dá uma olhada :)