Flash - jun 11, 2021

O que não pode faltar em um plano de benefícios?

Uma empresa que deseja alcançar grandes objetivos precisa contar com uma equipe motivada. Caso contrário, pode ser ainda mais difícil atingir metas de crescimento, faturamento e outros pontos importantes para a ampliação de um empreendimento. 

Um plano de benefícios completo pode ajudar líderes e empreendedores nessa difícil tarefa que é a gestão de pessoas – mas por onde começar? Quais são os benefícios que não podem ficar de fora de um plano como esse? Encontre a resposta para essas e outras perguntas nos tópicos abaixo! 

plano de benefícios

O que é um plano de benefícios?

Um plano de benefícios faz parte de uma política interna para motivar e recompensar colaboradores. Os benefícios são saldos extras à remuneração e têm o intuito de complementar a renda das equipes e oferecer vantagens competitivas para a empresa. 

Dentro da CLT, existem alguns benefícios que são obrigatórios, tais como férias remuneradas, contribuição do FGTS e 13º salário. No entanto, isso não quer dizer que as empresas devem se limitar apenas ao que está previsto na lei. 

Oferecer benefícios extras pode gerar grandes vantagens para a empresa, aumentando a produtividade das equipes e diminuindo as taxas de absenteísmo e turnover.

 

Como criar um plano de benefícios?

Criar um plano de benefícios é um passo importante na estratégia de gestão de pessoas de qualquer empresa. Aqui vão algumas dicas para não deixar nenhum processo de fora durante esse momento: 

Analise o perfil da sua equipe

Entenda quais são as necessidades da sua equipe antes de determinar quais benefícios são indispensáveis. Isso pode aumentar a satisfação de todos, além de ajudar a sua empresa a economizar no pagamento de benefícios considerados menos importantes. 

Avalie o orçamento

Avalie quais são os meios financeiros da sua empresa para tal projeto. É importante lembrar que oferecer benefícios aos clientes é mais do que apenas um gasto... é um investimento! 

Comunique-se claramente

Todas as mudanças requerem um tempo de adaptação. Nesse período, podem surgir dúvidas e falhas de comunicação, o que ameaça o sucesso do seu planejamento. Por isso, estabeleça um canal de comunicação eficiente entre seus colaboradores e equipes de Recursos Humanos (RH) a fim de sanar quaisquer dúvidas.

 

O que não pode faltar em um plano de benefícios?

Se a sua empresa opera de acordo com a CLT, já mencionamos alguns benefícios obrigatórios que não podem ficar de fora do seu planejamento. Apesar disso, ainda existe uma variedade de outros benefícios que podem ser considerados essenciais, mesmo que não estejam previstos por lei.

Veja alguns deles: 

  • Vale-alimentação ou refeição;
  • Auxílio Home Office;
  • Convênios com instituições de educação;
  • Vale-cultura;
  • Assistência médica; 
  • Soluções de bem-estar e saúde mental; 
  • Vale-mobilidade – e mais! 

Como explicamos em alguns tópicos acima, é importante entender o que a sua equipe valoriza. Isso ajuda sua empresa a focar esforços em oferecer benefícios realmente atrativos.

 

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Por isso, nós oferecemos soluções inovadoras para dar aos seus colaboradores tudo aquilo que estão procurando. 

Revolucione a política de benefícios da sua empresa oferecendo mais flexibilidade e liberdade. Visite nosso site e conheça as categorias de benefícios que a Flash pode oferecer!