Flash - mai 28, 2021

O que é Boreout? Como a empresa pode ajudar com essa síndrome?

Você certamente já ouviu falar do burnout, não é mesmo? Essa é uma síndrome caracterizada pelo esgotamento mental causado pelo excesso de trabalho e o acúmulo de estresse. 

Mais recentemente, especialistas em psicologia do trabalho começaram a observar um novo fenômeno, muito parecido com o burnout: a síndrome de boreout. O quadro pode afetar não apenas a performance do profissional, mas também causar um declínio de sua qualidade de vida e saúde mental.

Dessa forma, as empresas precisam estar atentas às suas equipes para prevenir o d

esenvolvimento de síndromes do tipo e garantir o bem-estar de todo o seu quadro de colaboradores. 

A seguir, falamos um pouco mais sobre a síndrome de boreout e quais medidas podem ser tomadas para preveni-la.

boreout

 

O que é boreout?

A origem da palavra boreout vem da palavra boredom, que traduzida do inglês significa tédio. Mais do que apenas estar entediado no ambiente de trabalho, a síndrome de boreout se caracteriza por sentimentos de desmotivação e profunda apatia com as atividades relacionadas ao desempenho profissional. 

Ao contrário do que se pode pensar, essa não é uma síndrome que se desenvolve apenas em profissionais com muitos anos de carreira em uma mesma empresa. O boreout pode acontecer quando, por exemplo, as expectativas do colaborador não são atendidas. 

Outro cenário comum que pode levar ao boreout é a falta de reconhecimento e incentivos por boa performance. De qualquer forma, a síndrome de boreout é capaz de causar uma desconexão entre o profissional e o seu trabalho, causando problemas que impactam sua saúde mental e física. 

 

Qual é a importância de cuidar da saúde mental durante o trabalho?

Quando falamos do bem-estar dos funcionários, é importante que empresas tenham o cuidado de não reduzir suas equipes de trabalho a meros números. É preciso entender que, por trás de cada colaborador, existe uma mãe, um pai, um irmão ou irmã… enfim, pessoas que têm suas próprias vidas e problemas. 

Cuidar da saúde mental de seus colaboradores, portanto, é um cuidado que beneficia não apenas a sua produtividade, mas a felicidade geral de cada profissional.

Entenda no próximo tópico algumas ações que as empresas podem aplicar para prevenir a síndrome de boreout e cuidar da saúde mental de seus funcionários. 

 

Como a empresa pode ajudar no tratamento da síndrome de boreout?

Quando o assunto é o boreout, a melhor ferramenta de tratamento é a prevenção. Por isso, é importante dedicar um tempo para entender quais são as necessidades da equipe, as suas sugestões para melhorias no ambiente de trabalho, dentre outras atividades. 

Também é importante contar com recursos de promoção do bem-estar, e isso pode ser feito por meio de um pacote de benefícios oferecido, por exemplo. 

Líderes e gestores precisam estar conscientes de que cobranças devem ser acompanhadas da disponibilização de recursos de crescimento pessoal e profissional, como treinamentos e cursos. 

Além disso, é importante que o alinhamento de expectativas entre empresa e profissionais seja feito ainda no processo seletivo, evitando problemas como as altas taxas de turnover.

 

Como o employee experience pode melhorar o desempenho?

O conceito de employee experience diz respeito a um conjunto de políticas e ações corporativas que têm como objetivo criar uma experiência mais agradável para colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Dentre as ações que podem ser implementadas, estão o incentivo à capacitação, promoção de benefícios alinhados com as necessidades e desejos de cada equipe e criação de uma ambiente de troca mútua entre líderes e liderados. 

Cuidados com o employee experience podem ajudar a sua empresa a manter colaboradores mais engajados, evitando problemas como a síndrome de boreout e muitos outros relacionados a um ambiente de trabalho pouco motivador.

 

Como você pode perceber, manter a satisfação de seus colaboradores nem sempre é uma tarefa fácil, mas as dicas que você encontra no blog da Flash podem ajudar com esse processo. Continue navegando pelo nosso blog para aprender mais sobre gestão de benefícios, saúde mental no trabalho, employee experience e muito mais!