Flash - abr 23, 2021

Quais são as melhores empresas de vale-alimentação?

O vale-alimentação é o benefício que permite aos colaboradores fazer compras em mercados, mercearias, padarias e outros estabelecimentos que vendem insumos para preparação de comidas. Exceto quando ocorrem acordos sindicais, o vale-alimentação não é um benefício obrigatório, mas as empresas que o concedem aos seus colaboradores podem colher diversas vantagens. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre as principais empresas de vale-alimentação do mercado atual e te ajudamos a entender como escolher uma solução que se aplique ao seu negócio. Acompanhe a leitura!

Empresas de Vale Alimentação

O que avaliar para contratar os melhores cartões de alimentação?

Antes de contratar uma empresa de vale-alimentação, você precisa se atentar para as reais necessidades da sua empresa, além das capacidades orçamentárias que podem ser dedicadas ao projeto. 

Outro fator importante é a rede de aceitação de determinada empresa. Algumas das mais tradicionais empresas do ramo têm, na verdade, uma rede bastante limitada e não estão presentes em todo o Brasil, o que dificulta o uso do benefício. Por isso, verifique a cobertura da empresa escolhida na sua região antes de fechar negócio. 

Garantir que o contrato não tenha cobranças surpresas ou taxas abusivas também é essencial. Algumas empresas cobram taxas de serviço altas e isso faz com que o serviço seja financeiramente inviável. 

Por último, mas não menos importante: na hora de escolher empresas de vale-alimentação, verifique se elas estão de acordo com as regulamentações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Isso garante incentivos fiscais à empresa e deixa toda a operação em conformidade com a legislação vigente. 

 

Quais são as vantagens do vale-alimentação?

Dentre as principais vantagens do vale-alimentação, estão:

  • Melhoria na política de benefícios da empresa;
  • Destaque como empresa de referência em cuidado com o colaborador;
  • Aumento na produtividade das equipes;
  • Manutenção da saúde dos colaboradores e suas famílias; 
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Incentivos fiscais, proporcionados pelo PAT.

Quer saber a diferença entre Vale-Alimentação e o Vale-Refeição? Saiba mais em "Entenda a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação"

 

Empresas de vale-alimentação: qual escolher? 

A seguir, confira o comparativo entre as principais empresas de vale-alimentação. 

 

VR Benefícios

O cartão alimentação da VR Benefícios é aceito em 400 mil estabelecimentos espalhados no Brasil e oferece a opção de compensação do pagamento em até um dia útil. 

Seu cartão é nominal e exclusivo, o que quer dizer que as empresas que precisarem substituir o cartão de determinado colaborador, ou adicionar benefícios ao seu planejamento, precisam solicitar novos cartões e aguardar o tempo de entrega, que pode variar de acordo com cada região.

Alelo

O cartão de vale-alimentação da Alelo é aceito em 260 mil estabelecimentos em todo o Brasil. Departamentos de Recursos Humanos podem encomendar cartões temporários até que o cartão fixo seja entregue, evitando, assim, que o benefício seja pago em dinheiro.

Sodexo

A Sodexo tem uma rede de aceitação composta por 550 mil estabelecimentos, além de contar com clube de vantagens que oferece descontos em empresas parceiras. Seus cartões também são nominais e precisam ser encomendados de acordo com a demanda de novos colaboradores, o que pode causar um tempo de espera considerável.

A empresa conta com um aplicativo para acompanhamento do saldo, que também permite que os usuários verifiquem estabelecimentos próximos que aceitam o cartão como forma de pagamento.

Flash Benefícios

A solução Food da Flash Benefícios inclui o vale-alimentação e oferece mais segurança para as empresas porque está em conformidade com a legislação do PAT. 

Além disso, no aplicativo, os colaboradores têm acesso a diversos parceiros digitais do ramo alimentício, ganhando mais liberdade ao usar o seu cartão. Por contar com a bandeira Mastercard, os clientes da Flash podem utilizar seus benefícios em mais de 2 milhões de estabelecimentos por todo o país. 

A Flash também tem um contrato com taxa única e fixa, sem tarifas de adesão e sem surpresas na cobrança. Os cartões oferecidos pela Flash são não nominais e podem ser entregues a qualquer colaborador, sem a necessidade de encomendar cartões temporários. Por questões de segurança, os cartões são vinculados ao CPF de cada colaborador. 

Quer receber um contato comercial da Flash? Preencha nosso formulário aqui.

 

Ticket Alimentação

A rede de aceitação dos cartões de vale-alimentação da Ticket é de 320 mil estabelecimentos, espalhados por 4,8 mil cidades brasileiras, além de oferecer descontos em algumas farmácias. A Ticket também oferece os cartões temporários para colaboradores recém-contratados ou em casos de perdas e avarias. 

Quais são as principais diferenças entre os cartões tradicionais e o cartão da Flash Benefícios?

O cartão da Flash não é nominal e concentra todos os benefícios que oferecemos, que são ativados mediante contratação, em um único cartão. Essa é uma solução que facilita a vida de equipes de Recursos Humanos (RH) porque diminui todo o trabalho de solicitar novos cartões em caso de perdas, roubos e avarias.

Isso acontece porque a Flash também oferece a possibilidade de que departamentos de RH tenham um pequeno estoque, facilitando processos de substituição de cartões e adição de novos colaboradores ao quadro de beneficiários.  

Além disso, a Flash é uma das únicas empresas de vale-alimentação com um contrato de taxa única por colaborador cadastrado, sem surpresas ou cobranças extras. Essa é uma maneira simples e eficiente de garantir mais previsibilidade nos gastos com gerenciamento de benefícios para equipes de gestão. 

 

Visite nosso site e confira todas as nossas soluções em vale-alimentação e benefícios flexíveis!