Benefícios para os colaboradores - Despesa ou Investimento?

Oferecer benefícios para os colaboradores pode ser encarado como despesa, mas é um investimento que gera valor à empresa.

Flash

Oferecer benefícios para os colaboradores na empresa é uma forma de complementar o salário e, em alguns casos está previsto por lei, mas diversificar esses benefícios é um dos motivos que faz com que os talentos permaneçam nela. Boas condições de trabalho (incluindo benefícios), ambiente agradável e bom relacionamento são fatores muito importantes para motivação e boa produtividade da equipe.

Muitas empresas enxergam o investimento em benefícios como despesa. Para entender essa questão, precisamos ter uma visão clara desses conceitos.

Saiba mais em: O que é benefício flexível?

O que são gastos?

Nas empresas, os gastos são todos os valores utilizados para adquirir bens e serviços. Ou seja, tudo que sai do caixa. Quando falamos de gastos, estamos falando de custos, despesas e investimentos.

Para entender a diferença entre esses 3 tipos de gastos, temos que pensar no impacto que cada valor tem na organização.

Custos

Os custos são valores que influenciam diretamente a produção do produto final da empresa. São gastos com, por exemplo, matéria-prima, mão de obra, logística, energia elétrica, entre outros.

Despesas

As despesas são os gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio. Geralmente são valores do setor administrativo como aluguel, telefones, tarifas bancárias, material de escritório etc.

Esses valores são necessárias para a manutenção e atividade da empresa como um todo e devem ser bem controlados para não ter desperdícios com itens que não ajudam no aumento de vendas do negócio.

Investimentos

Investimento é todo valor que sai do caixa com a expectativa de aumento de lucros e rentabilidade. É o caso de cursos para capacitação dos colaboradores, novas máquinas e itens para aumento de produção.

Com o passar do tempo, esses investimentos rendem resultados muito positivos para a empresa. Tanto na qualidade das entregas dos colaboradores e aumento de produção, tornando a empresa mais bem sucedida e competitiva no mercado, quanto em retorno direto de lucro em dinheiro (no caso de investimentos financeiros).

Benefícios: despesa ou investimento?

Oferecer benefícios que melhoram bem-estar, qualificação e qualidade de vida dos colaboradores é um fator fortemente relacionado ao aumento de produtividade. Um estudo realizado por estudantes em Los Angeles (CA) identificou que empresas com incentivos para colaboradores melhoram o desempenho deles em 22%.

Organizações que utilizam políticas de bonificação (sejam elas em dinheiro ou benefícios diversificados) tendem a ter colaboradores alinhados aos propósitos e cultura do ambiente onde trabalham.

Além desses fatores, benefícios na empresa influenciam diretamente em:

O objetivo é agregar valor à empresa, agradando os colaboradores com benefícios coerentes com suas realidades e expectativas, já que não é efetivo oferecer apenas o que eles precisam (como alimentação e transporte).

Por isso, diversas empresas estão oferecendo outros tipos de benefícios como sala de jogos, creche e berçário no ambiente de trabalho. Segundo nota do Richard Branson, presidente do grupo Virgin, nos Estados Unidos: "se você cuida de seus empregados, eles cuidarão de seu negócio. Essa é a filosofia que tem nos servido bem por mais de quatro décadas e é a base de tudo o que fazemos na Virgin.”

Confira também: Auxílio Home Office

Procurando uma solução de benefícios flexíveis para sua empresa? Fale com a gente!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️