Flash - nov 12, 2019

Tudo que rolou no RH Summit 2019 - Parte 1

O RH Summit, evento online e totalmente gratuito, aconteceu nos dias 21 a 25 de outubro e contou com a participação de 70 palestrantes e 25 mil espectadores nas 5 trilhas de conhecimento em que as palestras estavam divididas. Profissionais reunidos para discutir e acelerar o crescimento do seu negócio por meio das pessoas.

Tudo RH Summit 2019 - resumo

Separamos as principais informações transmitidas aos participantes divididas nas 5 trilhas: Branding e Contratação, Desenvolvimento de Pessoas, Analytics pra RH, Times de Alta Performance e Futuro do Trabalho.

 

Branding e contratação - RH Summit 2019

Essa trilha contou com os palestrantes: Caroline Maffezzolli (Great Places To Work), Marcel Lotufo (Kenoby), Bruno Höera (Portland), Tiago Mavichian (Companhia de Estágios), Milena Alves Alvarez (Ahgora), Ana Paula Prado (Infojobs), Luciana Caletti (Glassdoor), Ricardo Salem (Flash Benefícios), Iana Chan (Programaria), Guilherme Junqueira (Gama Academy), Lucas Mendes (Revelo), Edson Balestri (LinkedIn), Dimitriu Bezerra (Votorantin), Taciane Kanashiro (Oracle), Cammila Yochabell (Jobecam)

As entrevistas apresentadas na trilha de Branding e Contratação abordaram temas muito importantes sobre atração e retenção de talentos. Muitos cases e soluções foram mostradas para ajudar os profissionais de Recursos Humanos a entenderem como agregar mais valor aos seus colaboradores e, consequentemente, para sua empresa. As principais informações passadas aos participantes foram:

  • As empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar, segundo dados da Great Places To Work, têm uma marca empregadora muito forte com os próprios colaboradores falando bem. Também por isso, elas têm rotatividade 3 vezes inferior ao restante do mercado. Todos querem entrar e quem está dentro não quer sair.
  • Na hora do recrutamento e seleção é importante uma conversa franca e sincera para saber quais são os candidatos que mais estão alinhados com a cultura e valores da empresa. Quanto mais alinhadas, mais propícia é a criação de relações de confiança que estimulam autonomia e liberdade nas tomadas de decisão para um crescimento ainda mais rápido das empresas.
  • As pessoas cada vez mais buscam um propósito no lugar onde trabalham para crescer e se desenvolver. Quando uma empresa proporciona isso, consequentemente, se torna mais atrativa no mercado. Isso pode ser feito com benefícios diversificados que incentivem esse desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
  • Segundo estudo da Mckinsey Global Institute e informado pelo Marcel Lotufo (Kenoby), 3% a 14% da população global terão que trocar de ocupações e aprender novas habilidades até 2030. Isso faz com que as empresas passem a investir em mais cursos e formas de especializar cada vez mais os seus colaboradores de acordo com suas demandas profissionais.
  • Uma das tendências no mercado para se destacar na retenção de talentos são os benefícios flexíveis para os colaboradores. Estando mais saudáveis e felizes, se sentindo mais importantes pra empresa, produzem cada vez melhor para gerar mais resultados positivos para a organização.
  • Com perfis diferentes de colaboradores de acordo com idade, gênero e comportamento, é importante as empresas começarem a repensar e flexibilizar os benefícios.
  • Os desafios de benefícios flexíveis: complexidade operacional, diversos fornecedores (com plataformas complexas e muitas planilhas), geração de valor e custos de implantação.
  • A necessidade de mudar os benefícios com o passar dos anos é clara, porque os benefícios não atendem a todos.
  • Segundo pesquisa atual de benefícios da AON apresentada pelo Ricardo Salem, CEO da Flash Benefícios, 89% das empresas acham que terão que fazer adaptações no pacote de benefícios para as novas gerações e apenas 3% já oferecem benefícios flexíveis, sendo que apenas metade oferece para todos os cargos.

Desenvolvimento de Pessoas - RH Summit 2019

Essa trilha contou com os palestrantes: Lívia Felizardo (Dot Digital Group), Fernando Pacheco (Penser), Salim Khouri (Ford), Silvia Kirsten (PDA International), Beatriz Montiani (Visa), Gabriela Magnani (Impulsione), Marco Ferelli (Allya), Gustavo Souza (Holos), Guilherme Loiola (Movile), Thielen Taveira (Softplan), Beatriz Sairafi (Accenture)

As entrevistas e palestras apresentadas na trilha de Desenvolvimento de Pessoas foram focadas em como desenvolver as pessoas para aumentar o nível de satisfação delas com a empresa e seu propósito. As principais informações foram:

  • É muito importante que as estratégias de desenvolvimento estejam alinhadas com a real necessidade do negócio na empresa para oferecer experiências agregadoras de valor aos colaboradores.
  • O caminho a ser buscado pelas empresas é aquele em que você estimula os funcionários a pensarem diferente gerando novas experiências.
  • As mudanças já estão acontecendo e temos que repensar como olhamos para os colaboradores, como as outras pessoas enxergam a empresa. Novas experiências estão sendo pensadas nesse RH 4.0 atual, mas tudo muda constantemente.
  • As pessoas hoje, ao invés de quebrarem a cabeça para resolver determinados problemas, buscam soluções de outras empresas para agregar ainda mais à empresa, otimizando tempo e dinheiro. Mas a mudança cultural só acontece com exemplos mostrados pelas lideranças e a colaboração como um todo.

Esses foram os principais tópicos abordados nas primeiras trilhas do RH Summit 2019. Para todos esses tópicos, empresas como a Flash Benefícios oferecem soluções inovadoras para agregar valor a sua empresa.

Confira clicando aqui as outras 3 trilhas de Analytics pra RH, Times de Alta Performance e Futuro do Trabalho.