Flash - mai 30, 2021

Como implementar um programa de incentivo na empresa?

Empresários e profissionais de Recursos Humanos (RH) conhecem melhor do que ninguém a quantidade de aspectos envolvidos em manter uma equipe produtiva e satisfeita. 

Muito além das atividades administrativas de todos os dias, otimizar a produtividade por meio da satisfação envolve ações mais subjetivas e um grande conhecimento sobre as necessidades e desejos da sua equipe. 

Felizmente, existem algumas estratégias testadas e aprovadas que podem tornar esse processo mais fácil. Nesse artigo, falamos sobre uma delas: o programa de incentivo. 

Se você quer saber mais sobre como estruturar uma campanha como essa em sua empresa, leia atentamente as dicas que dividimos nos próximos tópicos. 

Programa de Incentivo

Programa de incentivo: o que é isso?

Um programa de incentivo nada mais é do que uma estrutura de recompensas e benefícios criada para melhorar o desempenho profissional dos colaboradores. Essa é uma estratégia utilizada por muitas empresas, já que apresenta um impacto positivo considerável na produtividade das equipes. 

Além de aumentar a produtividade, um programa como esse tem o objetivo de promover uma cultura de reconhecimento e compensação por boa performance, o que pode melhorar o clima organizacional e criar um ambiente mais agradável na empresa. 

Dentre as possíveis recompensas, estão folgas, prêmios, viagens ou a remuneração extra, que pode ser distribuída por meio do cartão de benefícios, por exemplo. 

 

Quais são os objetivos de um programa de incentivo?

Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por implementar um programa de incentivo em suas ações de Endomarketing. Um plano bem-estruturado pode proporcionar ganhos não só para o profissional, mas também para a empresa. 

Estes são alguns dos objetivos que as empresas podem alcançar ao implementar políticas de incentivo para o bom desempenho:

Motivação da equipe: ao criar um ambiente de competição saudável, é possível que as equipes se sintam mais motivadas a entregarem melhores resultados. Assim, além de melhorar a produtividade, as campanhas de incentivo podem unir diferentes equipes na busca por um objetivo. 

Fortalecer relações entre setores: ao trabalhar em prol de um objetivo comum, as equipes podem ficar mais próximas e cooperativas. Esse cenário ajuda a construir um clima organizacional mais leve e aumenta a satisfação profissional de todos os envolvidos. 

Promover uma cultura de compensação por boa performance: além do incentivo financeiro, estabelecer uma política de recompensas pode ser uma estratégia muito poderosa para levantar a moral das equipes. 

 

Programas de incentivo funcionam apenas em grandes empresas?

Programas de incentivo funcionam em empresas de todos os portes. Pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar igualmente quando implementam programas de incentivo bons e alinhados com o perfil de suas equipes.

A chave para criar programas bem-estruturados está, portanto, no conhecimento das necessidades de cada profissional, não no porte da empresa. Para entender quais tipos de recompensas têm mais aderência, sua equipe de RH pode promover pesquisas internas e formulários de opinião. 

 

Qual é a melhor forma de implantar o programa de incentivo ideal?

As vantagens de implantar um programa de benefícios são inúmeras – mas como fazer isso? Estes são alguns dos passos mais importantes para a implementação de um programa de sucesso:

Estabelecendo metas plausíveis

Certifique-se de que as metas estabelecidas podem ser alcançadas dentro de um período de tempo razoável. Determinar cobranças extremas e que não condizem com a realidade pode gerar uma imensa frustração e causar o efeito oposto da motivação que você deseja. 

Incorporando benefícios estratégicos

Quando sua equipe de RH estiver consciente das demandas da equipe, pense em como oferecer benefícios realmente estratégicos para sua empresa. 

Por exemplo: se os profissionais preferem recompensas financeiras ao invés de produtos ou serviços, opte por essa forma de pagamento. Isso fará com que a adesão ao programa de benefícios seja mais expressiva e eficiente. 

Fazendo uma divulgação consistente

Certifique-se de que todos os seus colaboradores entendem e concordam com as regras de participação. Afinal, eles só poderão participar de maneira consistente se souberem exatamente todos os detalhes, não é mesmo?

A comunicação pode ser feita por meios oficiais, como e-mail, plataformas de chat corporativo e até mesmo nos murais dos espaços de uso comum da empresa. Também é importante que o RH mantenha um canal de comunicação aberto para tirar dúvidas e esclarecer informações.

 

Gostou de saber mais sobre como implementar programas de incentivo na sua empresa? Em nosso blog temos muitas outras dicas sobre esses assuntos e muito mais! Visite agora e continue aprendendo sobre o tema.