Flash - jun 29, 2021

Como fazer uma pesquisa de satisfação sobre benefícios?

Aqueles que trabalham com gestão de pessoas, ou qualquer outro segmento do setor de Recursos Humanos (RH), já devem ter notado mudanças nas prioridades de profissionais do mercado. 

Pesquisa de satisfação

Se antes apenas um salário era o suficiente para atrair novos talentos para a empresa, hoje a realidade é bem diferente. Cada vez mais os profissionais valorizam o pacote de benefícios, salário emocional, dentre outros aspectos de uma posição. 

 

É dever dos profissionais de RH estar atento a essas mudanças de mercado e existem ferramentas que podem ajudar nesse processo. Neste artigo, falamos sobre uma delas: a pesquisa de satisfação sobre benefícios. Continue lendo para entender melhor.

 

O que é uma pesquisa de satisfação sobre benefícios?

Uma pesquisa de satisfação sobre benefícios nada mais é do que um questionário interno, destinado aos colaboradores da empresa. Seu objetivo é ajudar equipes de RH a entenderem quais são as principais demandas do quadro de profissionais e como elas podem ser acomodadas pela política de benefícios corporativos da empresa. 

A ideia é que este questionário seja aplicado de forma periódica. Dessa maneira, o setor de gestão de pessoas pode sempre contar com perspectivas atualizadas e planejar suas ações de acordo com as tendências apresentadas nas respostas.

 

Para que serve a pesquisa de satisfação?

Uma boa pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa a identificar e resolver conflitos internos e aumentar a satisfação entre os profissionais da equipe. O aumento da satisfação, por sua vez, ajuda a diminuir as taxas de absenteísmo e turnover, além de aumentar a produtividade e fortalecer o clima organizacional. 

 

No geral, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta valiosa para empresas que desejam melhorar processos internos e oferecer a melhor experiência para seus colaboradores. 

 

Como organizar e estruturar uma pesquisa interna sobre benefícios?

Como todos os processos da sua empresa, estruturar uma pesquisa interna requer planejamento e muito trabalho. Siga as dicas abaixo para não perder nenhum passo e maximizar os resultados dessa estratégia:

Faça perguntas objetivas

Fazer perguntas objetivas torna mais fácil a realização da análise das respostas ao fim do processo. Isso também ajuda o seu colaborador a focar na resposta sem se desviar do tema. 

Divulgue o questionário

Uma iniciativa como essa não faz sentido se não houver uma adesão considerável entre os colaboradores. Utilize os meios de comunicação interna – sejam digitais ou físicos – para divulgar a pesquisa e incentivar a participação. 

Abra espaço para que os profissionais exponham suas opiniões

Ainda que as questões tenham apenas alternativas, é importante ter um espaço no questionário para que colaboradores possam discorrer sobre suas opiniões mais livremente. Essa seção te ajuda a ter insights sobre o assunto e analisar os resultados qualitativamente. 

Analise os resultados e os divulgue

É importante criar um ambiente corporativo mais transparente, sobretudo quando a pauta gira em torno dos benefícios oferecidos.

 

Por que oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores?

Mais flexibilidade e menos burocracia. Essas são as vantagens de oferecer benefícios flexíveis para seus colaboradores. Os benefícios flexíveis não são mais o futuro da gestão de pessoas... eles já fazem parte do presente! Sua empresa está preparada para atender às necessidades desse novo mercado de trabalho? 


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