RH 4.0: a tecnologia a favor dos Recursos Humanos

O RH 4.0, em que a tecnologia passa a ajudar em diversos processos, desde o gerenciamento de dados até a otimização de processos.

Flash
 

Nada é permanente, exceto a mudança. Essa é uma frase atribuída a Heráclito, famoso filósofo pré-socrático, mas poderia muito bem ter sido dita por um profissional de Recursos Humanos (RH). A verdade é que essa é uma área dinâmica, altamente influenciada não apenas pelas mudanças nos comportamentos humanos, mas também pela tecnologia.

Um dos mais latentes exemplos disso é o desenvolvimento do RH 4.0, em que a tecnologia passa a ajudar em diversos processos, desde o gerenciamento de dados até a otimização de processos. Se você ainda não sabe muito bem do que se trata o RH 4.0, não deixe de conferir este artigo que preparamos.

Ao longo dos próximos tópicos, falamos mais sobre como a tecnologia tem se aplicado à gestão de pessoas e, ainda mais importante, como você pode passar a usá-la em sua empresa. Boa leitura!

Indústria 4.0: o que é?

A indústria 4.0 se caracteriza pela aplicação de tecnologias e sistemas digitais em processos variados. Esse processo também é referenciado como a Quarta Revolução Industrial.

Apesar de ser um conceito que nasceu nas indústrias, ele impacta diretamente o desempenho de atividades de profissionais dos mais variados setores, sobretudo profissionais de RH.

A aplicação de tecnologias em processos de gestão de colaboradores é um passo importante para tornar o departamento de RH mais estratégico e menos operacional, oferecendo um diferencial competitivo para qualquer empresa.

O que é RH 4.0?

Atrair novos talentos e manter colaboradores felizes não é uma tarefa fácil. Quando o assunto é gestão de pessoas, existem diversas variáveis a serem consideradas, mas a tecnologia pode ajudar profissionais da área a resolver problemas e trabalhar mais eficientemente.

Nesse sentido, o RH 4.0 tem como foco a aplicação de soluções tecnológicas que tornam o gerenciamento de pessoas não só mais eficiente, mas também mais simples.

Especialistas da área apontam que ele deve ser analisado como um processo que envolve pilares como a aplicação de tecnologia, a gestão estratégica e a análise comportamental.

Se você se interessa por modernidade e tendências no RH, saiba como a tecnologia pode ajudar a sua empresa com esse texto em nosso blog.

Quais são as vantagens do RH 4.0?

Realizar mudanças no estilo de gestão é um processo que sempre gera dúvidas e inseguranças, mas também muitos resultados. A aplicação de soluções tecnológicas pode, por exemplo, diminuir drasticamente a burocracia e tornar os processos mais seguros, já que menos erros são cometidos.

Além disso, o RH 4.0 é caracterizado pela diminuição do trabalho manual e repetitivo, aumentando a produtividade. As tecnologias voltadas para gestão de pessoas podem ajudar a tornar mais estratégica a atuação das equipes de Recursos Humanos.

A aplicação de soluções tecnológicas também pode auxiliar nos processos de contratação, assegurando que apenas os candidatos com os perfis mais aderentes às vagas sejam contratados.

Em um breve sumário, pode-se dizer que o RH 4.0:

  • Torna o trabalho das equipes de gestão de pessoas mais estratégico;
  • Diminui a burocracia;
  • Otimiza a gestão de benefícios;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Aumenta a produtividade;
  • Otimiza processos de seleção e retenção de profissionais qualificados.

Como adotar o RH 4.0?

O RH 4.0 não é apenas sobre softwares de tecnologia avançada, mas também sobre uma mudança de mentalidade que precisa ser aplicada em todos os setores da empresa.

Dito isso, existem algumas práticas que podem ajudar a sua companhia na transição para o RH 4.0. Confira algumas delas nos tópicos abaixo:

  • Cuidar da experiência dos colaboradores;
  • Aprimorar processos já existentes;
  • Investir em soluções personalizadas às necessidades da sua empresa.

Flash Benefícios: a gestão de benefícios corporativos do futuro

Se você quer otimizar a experiência dos colaboradores e oferecer um pacote de benefícios competitivos, a Flash pode ajudar. Somos a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, oferecendo uma solução tecnológica e cheia de recursos que vão ajudar equipes de Recursos Humanos a serem mais produtivas e estratégicas.

Alimentação, mobilidade, cultura, lazer, bem-estar e mais. Tudo que seus colaboradores desejam pode ser encontrado na Flash. Além disso, nossa plataforma garante mais controle e agilidade para profissionais da gestão de pessoas. Visite nosso site e conheça todas as vantagens da Flash Benefícios.

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️