Benefícios flexíveis: a melhor forma do colaborador escolher os benefícios da sua empresa

Benefícios flexíveis: a melhor forma do colaborador escolher os benefícios. Confira neste artigo vantagens para o funcionário e para empresa.

Flash

Benefícios flexíveis: a melhor forma do colaborador escolher os benefícios da sua empresa

Nos últimos anos, a preocupação com a pluralidade da equipe tem se tornado prioridade para muitas empresas. Além de garantir um ambiente de trabalho mais interessante e multidisciplinar, uma equipe diversa também é um valioso recurso para o crescimento no mercado.

Ter um quadro de colaboradores plural, no entanto, apresenta diversos desafios para profissionais de Recursos Humanos (RH), sendo a gestão de benefícios o maior deles. Afinal, como conciliar todas as diferentes necessidades dos funcionários e mantê-los felizes com apenas uma política de benefícios?

É por isso que o interesse em benefícios flexíveis tem crescido nos últimos anos. Em um sistema como esse, os colaboradores têm o poder de escolher como usar seus benefícios dentro de um quadro de possibilidades predefinido.

Quer saber mais sobre o tema? Este artigo é inteirinho sobre isso, então não deixe de conferir!

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis fazem parte de um programa de gestão que garante poder de escolha aos funcionários. Dessa maneira, colaboradores podem decidir quais benefícios preferem receber ou como usar os créditos concedidos pela empresa em atividades preestabelecidas.

Os modelos tradicionais incluem benefícios básicos, como planos de saúde, seguro de vida, vale-transporte e alimentação.

Pacotes de benefícios flexíveis, por outro lado, incluem opções mais abrangentes, como auxílio-creche, descontos em cursos, academias ou outros serviços. Eles ainda são predeterminados pela empresa, mas oferecem mais independência aos colaboradores.

Saiba mais sobre o que são benefícios flexíveis.

Benefícios flexíveis no Brasil

Os benefícios flexíveis são uma realidade em países como os Estados Unidos desde a década de 1970, mas têm ganhado força em outras partes do mundo nos últimos anos.

No Brasil, a sua implementação requer atenção por parte das empresas. A mudança para um sistema de benefícios flexíveis, portanto, deve ser feita por meio de um acordo coletivo de trabalho, em que condições idênticas são fixadas para funcionários da mesma categoria.

Isso quer dizer que, para funcionários que exercem a mesma função, devem ser oferecidas as mesmas opções de benefícios, com valores iguais.

Por que oferecer benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são uma ótima forma de valorizar os colaboradores e fazer com que eles possam aproveitar mais as vantagens que a sua empresa oferece. Além disso, eles ajudam na atração e retenção de talentos e aumentam a satisfação dos colaboradores. Entenda melhor a seguir!

Atração e retenção de talentos

A gestão de talentos é um desafio para qualquer empresa. Todos os dias, novos negócios surgem e as oportunidades se ampliam para os profissionais mais talentosos. Com os benefícios flexíveis, a sua empresa pode se destacar em meio a um mercado bastante competitivo.

Isso ajuda a atrair talentos sem precisar entrar em disputas salariais – e ainda faz com que eles se sintam mais valorizados pela empresa.

Aumento da satisfação do colaborador

Sabemos que a insatisfação com as empresas pode ocorrer por diversos motivos, e o oferecimento de um pacote de benefícios rígidos, que pode não contemplar as necessidades dos colaboradores, é um dos principais.

A partir disso, benefícios flexíveis de alimentação, saúde e transporte, por exemplo, podem dar um novo gás aos colaboradores que não estão tão motivados. Isso ajuda a reduzir o absenteísmo, o turnover e pode promover um aumento contínuo da produtividade.

Benefícios flexíveis trazem diversas vantagens para gestão de RH

De acordo com uma pesquisa promovida pela Robert Half, grande empresa do ramo de consultoria de RH, o Brasil ocupa o primeiro lugar mundial em turnover de funcionários.

Desde 2010, esse número vem crescendo em 82% das empresas entrevistadas. Esse é um dado preocupante, já que conseguir perfis compatíveis com as vagas é um dos maiores desafios para profissionais de RH.

Além de servir como trunfo para empresas durante processos de contratação, os benefícios flexíveis também costumam proporcionar outras facilidades na gestão de RH.

Algumas que podemos destacar, por exemplo, são as plataformas com fácil usabilidade, mais controle sobre os gastos e melhoria no clima organizacional da empresa.

Leia também:Benefícios flexíveis: o que são e como aderir?

Como os benefícios flexíveis motivam os funcionários?

A adoção de benefícios flexíveis é vantajosa para os funcionários e, consequentemente, para as empresas. Entenda melhor alguns dos principais pontos positivos da implementação de uma política de benefícios flexíveis.

Poder de escolha para colaboradores

Equipes diferentes têm necessidades diferentes. Proporcionar opções para seus funcionários e deixar que eles decidam quais delas mais se aplicam às suas necessidades individuais pode gerar um grande valor para a empresa. Assim, um cenário como esse faz com que os funcionários sejam mais satisfeitos e produtivos em suas funções.

Ideal para empresas com equipes de todas as idades

Justamente porque possui uma gama ampla de benefícios, a implementação dessa nova política é proveitosa para colaboradores de todas as idades, desde aqueles mais velhos, com famílias e dependentes, até os mais jovens.

Ferramenta de atração e retenção de talentos

Os benefícios pesam cada vez mais na decisão de candidatos em ocupar vagas. Por isso, o trabalho da gestão de RH torna-se muito mais fácil quando há opções atrativas. Dessa maneira, os processos de contratação têm mais chances de sucesso porque o candidato enxerga mais valor na proposta da empresa.

Tipos de benefícios flexíveis oferecidos pela Flash

A Flash conta com uma solução em benefícios flexíveis que cabe em apenas um cartão com a bandeira Mastercard. Sabe o que isso significa? Que ele é aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos!

Os benefícios da Flash podem ser divididos em algumas categorias:

Alimentação e refeição

Esse benefício pode ser utilizado em estabelecimentos que contam com produtos do gênero alimentício. A grande sacada da Flash é que o benefício é tão prático e flexível que pode, até mesmo, ser utilizado em apps de entrega, como o iFood, por exemplo.

Mobilidade

Para mobilidade, a Flash conta com um benefício muito interessante, que permite que os colaboradores possam pedir carros de aplicativo, fazer a manutenção do seu próprio automóvel e outras opções.

Transporte

O famoso vale-transporte também está disponível no cartão Mastercard da Flash! Ele permite que os colaboradores carreguem o cartão do ônibus, por exemplo, com muita facilidade.

Saúde

A Flash também ajuda a cuidar da saúde dos seus colaboradores. Por meio do cartão de benefícios flexíveis, é possível comprar planos de saúde, pagar por consultas médicas e até exames.

Outros benefícios disponíveis são o Auxílio Home Office (para pagamento de contas como luz e internet), de educação (para custear cursos de desenvolvimento profissional), de bem-estar (que é aceito em academias e salões de beleza, por exemplo), entre outros.

Flash: a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil

Muitos têm a concepção equivocada de que a gestão de benefícios flexíveis é mais complicada. No entanto, isso não é verdade – principalmente se você conta com a Flash no seu time.

Somos a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, oferecendo uma plataforma fácil de usar, com fluxos simples e que proporciona todo o controle de gerenciamento dos benefícios da sua equipe.

Dessa maneira, você vai economizar tempo – chega de apenas preencher planilhas! – e garantir que seus esforços estejam sendo aplicados em tarefas que realmente trarão valor para sua empresa.

Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️