Flash - fev 12, 2021

Como implementar um plano de benefícios flexíveis na minha empresa?

Ter um plano de benefícios flexíveis é uma prática que tem se consolidado como uma das mais populares tendências do mundo corporativo. Uma vez que oferecem vantagens para empregadores e empregados na mesma medida, sua popularidade é mais do que justificada. 

Ao contrário do que muitos pensam, a implementação de benefícios flexíveis pode ser simples e descomplicada. Para te ajudar nessa jornada, preparamos este artigo com dicas e informações sobre o processo de implementação de um plano de benefícios flexíveis em sua empresa. Boa leitura! 

Como implementar beneficios flexiveis?

 

Como funcionam os benefícios flexíveis?

Em um planejamento de benefícios flexíveis, a empresa é capaz de oferecer diferentes vantagens para seus colaboradores, que, então, escolhem quais das opções dispostas mais se adequam às suas necessidades. 

Os benefícios podem ser distribuídos em diversos formatos. Os cartões físicos e os saldos digitais em aplicativos, por exemplo, são dois dos mais populares. Entre os benefícios mais oferecidos, estão o Auxílio Home Office, o incentivo a práticas de atividades físicas, bolsas de estudo, vale-refeição ou alimentação e mais. 

As empresas podem escolher mudar os benefícios oferecidos anualmente ou semestralmente, dependendo do perfil de seus colaboradores. Contudo, na hora da implementação, é importante procurar por uma gestora de benefícios confiável e experiente no mercado, a fim de evitar dores de cabeça. 

 

Quais são as vantagens dos benefícios flexíveis?

Dar mais independência para seus funcionários pode ser uma ótima forma de melhorar a satisfação geral e, consequentemente, otimizar a produtividade das equipes. 

Além disso, ao proporcionar mais recursos para seus colaboradores, é possível que eles desempenhem suas funções com mais tranquilidade e foco. 

Os funcionários não são os únicos que ganham com um bom plano de benefícios flexíveis, no entanto. Existem muitas vantagens para as empresas! A maior delas, sem dúvidas, é a otimização dos resultados. Além disso, os benefícios podem ajudar a reter os melhores profissionais da sua equipe, além de atrair a atenção do mercado, facilitando processos de seleção. 

 

Quais benefícios podem ser oferecidos?

Benefícios flexíveis não são uma ciência complicada. As necessidades variam de empresa para empresa e, exatamente por isso, a flexibilidade é um fator tão importante. Existem diversos benefícios que podem ser ofertados como flexíveis, como:

  • Vale-alimentação ou refeição; 
  • Transporte e mobilidade;
  • Auxílio-creche;
  • Incentivo à especialização e estudos; 
  • Auxílio Home Office;
  • Vale-cultura (e muito mais!). 

Leia também: Benefícios flexíveis: a melhor forma do colaborador escolher os benefícios da sua empresa

 

O que considerar ao implementar os benefícios flexíveis?

Durante a implementação, é essencial que seja mantido um canal de comunicação aberto e transparente entre a equipe de Recursos Humanos (RH) e os demais funcionários. Isso evita que os colaboradores se sintam alienados ao processo. Outros cuidados: 

Entenda do que seus funcionários precisam

Procure fazer uma detalhada análise de perfil dos seus colaboradores, compreendendo a fundo quais são as suas necessidades e desejos. Esse passo certamente fará com que a recepção seja melhor. 

Analise qual pacote de benefícios mais se encaixa às suas necessidades

Munido de informações, seu departamento de RH tem mais propriedade para decidir qual pacote de benefícios melhor atenderá às necessidades dos colaboradores. 

Tome tempo para explicar o novo sistema às equipes

Explicar os detalhes do novo plano de benefícios, e manter um canal aberto para sanar dúvidas, é importante para que todo o processo seja concluído com mais transparência.

 

Por que escolher os benefícios flexíveis da Flash Benefícios?

Quando o assunto é a gestão de benefícios da sua empresa, não há espaços para erros. A Flash é uma empresa com muita experiência no mercado, consolidando-se como a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. 

Nossa plataforma é confiável e intuitiva, ajudando equipes de RH a otimizar o tempo de trabalho e o nosso App  oferece autonomia para que os próprios funcionários façam processos como consultas de saldo, bloqueio de cartão e mais. 

Além disso, a Flash não possui cobranças extras em seu contrato. Todos os meses, você saberá exatamente o quanto vai pagar pela gestão de benefícios; sem surpresas e sem burocracias. 

Nós também somos uma empresa vinculada ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), garantindo todos os incentivos fiscais pela oferta do vale-refeição ou alimentação. 

 

Se interessou pela Flash? Agende uma demonstração!
Temos uma equipe preparada para responder todas as suas dúvidas sobre o assunto.