Flash - fev 12, 2021

Como manter a produtividade da equipe no home office?

Para muitas empresas, o home office veio como uma surpresa. Trabalhadores e empregadores não estavam preparados para realizar suas funções remotamente, e isso causou diversos problemas nos dois lados da equação. 

Manter a produtividade da equipe frente a essas adversidades se tornou um real desafio para equipes de Recursos Humanos (RH) e gestores dos mais variados setores. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas das principais dicas para ajudar a sua equipe a passar por esse momento e aumentar a produtividade durante o home office. Boa leitura!

7

 

O home office deixa os profissionais mais ansiosos e estressados?

De acordo com um estudo promovido pelo LinkedIn, a maior rede social corporativa atualmente, 68% dos 2 mil profissionais entrevistados na segunda quinzena de abril de 2020 dizem estar trabalhando mais do que o usual durante o período de home office.

Além disso, 62% afirmam estar experimentando mais sentimentos de ansiedade e estresse relacionados ao trabalho. Em alguns casos (21%), o profissional pode estar trabalhando até quatro horas a mais todos os dias. 

No total, 39% dos entrevistados relatam sentimentos de solidão decorrentes da falta de interação com colegas de trabalho. Boa parte deles (33%) também relata que tiveram seu sono afetado de maneira negativa desde o início do home office.

 

Como manter a produtividade?

A produtividade é definida pela capacidade de produção de um indivíduo dentro de um determinado período. Isso quer dizer que não necessariamente ser mais produtivo significa trabalhar mais horas, por exemplo. 

Um funcionário mais produtivo pode otimizar suas atividades para produzir mais em menos tempo, aumentando sua produtividade sem aumentar seu tempo de trabalho. 

A seguir, elencamos algumas dicas para ajudar seus funcionários a aumentar a produtividade, mantendo a satisfação, durante os períodos de home office. Confira!

Faça reuniões periodicamente

Videoconferências regulares podem ajudar muito na produtividade da equipe. Esses momentos servem para assegurar que todos estão na mesma página, alinhar expectativas, dar feedbacks, incentivar a socialização e outras atividades importantes. 

Mantenha seus funcionários sempre integrados e atualizados por meio de reuniões periódicas. Elas podem ser curtas e mais frequentes, ou mais longas e com uma frequência menor. Entenda o que é melhor para sua equipe e coloque em prática.

Disponibilize boas ferramentas de trabalho

Desde as ferramentas de videoconferência até o controle de atividades diárias, com o trabalho remoto, boas ferramentas nunca foram tão importantes para a produtividade.

Existem excelentes aplicativos gratuitos para reuniões on-line, assim como boas versões pagas. Cabe analisar as necessidades da sua empresa e decidir, ou não, pelo investimento. 

Além disso, também há maneiras simples e eficientes de dar aos seus funcionários uma maneira de controlar as tarefas diárias. Nós recomendamos que você mantenha a comunicação corporativa fora de plataformas usadas para outros fins, como os aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo. 

Incentive pausas no trabalho

Incentivar pausas pode parecer contraprodutivo, mas essa está longe de ser uma realidade. A verdade é que, no trabalho presencial, é comum que trabalhadores realizem pequenos intervalos, seja para tomar um café ou apenas espairecer.

No trabalho de modalidade home office, não deveria ser diferente. Fazer pequenas pausas para alongar-se, por exemplo, pode melhorar os níveis de concentração e reduzir a ansiedade em torno das atividades diárias, aumentando a produtividade.

Ofereça uma boa política de benefícios voltados para o home office

Não há como frisar a importância desse tópico o suficiente. Para manter seus funcionários produtivos, é importante oferecer recursos para tanto, e isso vai muito além das ferramentas de trabalho. 

Seus colaboradores precisam de uma boa conexão de Internet, além de um espaço confortável para desempenhar suas funções. Por isso, se uma empresa deseja replicar as condições ideais do escritório, é ideal que forneça um Auxílio Home Office. 

Leia também: 4 benefícios da contratação do vale-refeição para as empresas

 

Por que oferecer Auxílio Home Office?

Um ambiente corporativo é pensado e projetado para maximizar a produtividade e, acima de tudo, garantir que todos os trabalhadores tenham a mesma estrutura para desempenhar suas funções. 

Quando se trata do home office, a história é bem diferente. Nem todos contam com a mesma estrutura de seus escritórios, e isso impacta diretamente a performance de um funcionário. 

Por isso, empresas que desejam ver seus colaboradores com máxima produtividade no home office precisam oferecer meios para que isso seja possível, sendo o Auxílio Home Office uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso. 

Mas, o que pode estar incluso no Auxílio Home Office?

Isso pode variar de empresa para empresa, mas, no geral, o Auxílio Home Office precisa englobar soluções para pagamento de contas de consumo – como eletricidade, água e Internet – e recursos para a compra de materiais de escritório. 

O Auxílio Home Office da Flash Benefícios, por exemplo, engloba uma solução completa e fácil de usar por gestores de RH e colaboradores. Em nosso aplicativo, você pode dispor de um saldo digital para que seus funcionários possam pagar contas de consumo e comprar itens para tornar seus escritórios mais confortáveis. 

Junte-se à maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. São mais de 62 mil colaboradores atendidos pela Flash Benefícios. Entre em contato para conhecer mais as nossas soluções!