Flash - fev 12, 2021

Qual a diferença entre um programa de benefícios flexíveis e um fixo?

Benefícios são fatores importantes nas relações trabalhistas brasileiras, sendo um fator decisivo para muitos colaboradores que desejam mudar de emprego. 

Tradicionalmente, benefícios fixos eram a norma. Mas, com o passar dos anos e a modernização das empresas, os benefícios flexíveis tornaram-se cada vez mais populares no mercado de trabalho. 

Nesse artigo, falamos sobre as diferenças entre benefícios flexíveis e fixos, a fim de ajudar a sua empresa a escolher o que mais se encaixa em suas necessidades. Boa leitura!

4

 

O que são benefícios flexíveis? 

Com uma política de benefícios flexíveis, os colaboradores têm mais liberdade para escolher onde aplicar os recursos extras oferecidos pela empresa. Essas escolhas variam de acordo com o estilo de vida de cada colaborador e suas necessidades.

Nesse caso, as empresas oferecem pacotes de benefícios mais amplos e com opções menos corriqueiras, como convênio com academias, cursos de idiomas, auxílio-creche, auxílio home office e mais.

As empresas podem usar o sistema de pontuação – no qual pontos podem ser trocados por certos produtos ou serviços – ou usar recursos como saldos digitais ou cartões físicos. 

Para montar pacotes de benefícios flexíveis, a equipe de Recursos Humanos (RH) deve, primeiramente, ouvir atentamente às necessidades de seus colaboradores, a fim de incluir opções que sejam satisfatórias para a maior parte da equipe. 

 

O que são benefícios fixos? 

Com os benefícios fixos, por sua vez, todos colaboradores recebem as mesmas vantagens, sem a opção de escolher um ou outro benefício. Essa política inclui benefícios obrigatórios por lei, como férias, aposentadoria, 13º salário e, em alguns casos, vale-alimentação ou vale-refeição. 

Também é comum que empresas com políticas fixas ofereçam participação nos lucros e assistência médica. Com benefícios fixos, no entanto, o colaborador não pode escolher como utilizar os créditos que receber.

 

Quais são as vantagens dos benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis têm muitas vantagens, não só para o colaborador, mas também para a empresa. 

A liberdade de escolha, por exemplo, é indiscutível. Dentro de uma política dessa, a empresa garante meios para que cada colaborador atenda às suas necessidades individuais.

Benefícios flexíveis, portanto, ajudam a aumentar a satisfação das equipes e, consequentemente, aumentam também a sua produtividade e integração com os valores da empresa. 

Além disso, eles podem ser de grande ajuda em processos seletivos, ajudando equipes de RH a reter e encontrar novos talentos com mais facilidade. 

Leia também: Benefícios Flexíveis: o que são e como aderir?

 

Como implementar os benefícios flexíveis na sua empresa?

Companhias de qualquer porte podem se beneficiar de uma política de benefícios menos rígida. A seguir, elencamos alguns dos principais passos a serem seguidos se você deseja implementar benefícios flexíveis em sua empresa. Confira!

Entenda seus colaboradores

Comece realizando uma pesquisa entre colaboradores, a fim de entender quais são suas necessidades e dores.

Escolha quais benefícios estarão disponíveis

Após esse processo, escolha o escopo de benefícios que será oferecido para seus colaboradores. Eles poderão escolher como utilizar seus créditos dentro das opções disponíveis, portanto, decida estrategicamente. 

Comunique-se bem em todas as partes do processo

Desde as pesquisas iniciais, até a efetivação dos benefícios, procure se comunicar de maneira clara e tirar todas as dúvidas sobre o processo. Assim, o processo de implementação será mais tranquilo e transparente. 

Escolha uma boa plataforma de gerenciamento de benefícios

Escolher a plataforma de gerenciamento correta, certamente, fará você economizar muito tempo e dinheiro. Pesquise referências e saiba o que outros clientes têm a falar sobre a empresa de gerenciamento escolhida.

 

Por que contratar o serviço de benefícios flexíveis da Flash Benefícios?

Não é à toa que a Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Proporcionando um serviço exemplar, aliado à uma plataforma fácil de usar e funcionalidades diversas, nós já ajudamos mais de 2 mil empresas a melhorarem suas políticas de benefícios.

Alimentação, mobilidade, refeição, bem-estar e muito mais. A Flash tem a solução ideal para sua empresa, sem pegadinhas no contrato ou cobranças surpresa. Entre em contato para conhecer mais sobre nosso cartão físico ou aplicativo!