Flash - ago 15, 2019

4 vantagens de ter uma equipe feliz e engajada

Mesmo depois de investir muitos recursos em equipamentos, a equipe não está feliz? Diversas empresas encontram esse problema em sua gestão de pessoas, mas a baixa produtividade da equipe pode estar relacionada a outros fatores além da estrutura física da organização.

Manter os talentos motivados é um desafio a ser enfrentado diariamente. Trouxemos 4 vantagens e dicas para ter uma equipe feliz na empresa.

equipe-feliz

1- Melhor clima organizacional

Ambiente agradável na empresa é um dos principais fatores que ajudam na motivação e felicidade dos colaboradores. Quando se sentem confortáveis no local de trabalho, as pessoas tendem a produzir melhor.

O clima organizacional está bastante relacionado aos relacionamentos interpessoais entre os colaboradores. Incentivar essa boa relação e convivência na empresa tem muitos benefícios e aspectos positivos no ambiente de trabalho, como, por exemplo, menos estresse, desempenho e bem-estar melhorados.

A comunicação entre os membros da equipe é importante para que cada um saiba a sua importância na empresa e conversem de forma clara. Assim, os trabalhos são feitos da melhor forma, melhorando os resultados e atingindo os objetivos.

2- Aumento da produtividade

O aumento considerável da produtividade dos colaboradores pode acontecer se eles estiverem em sintonia e engajados com o propósito da organização. Dessa forma, se comunicam melhor e, como consequência, geram ótimos resultados para a empresa.

Com uma boa comunicação e informações sobre as funções de cada pessoa nos processos empresariais, os colaboradores entendem melhor o que fazer e como trabalhar para que tudo ocorra como esperado. As atividades se tornam mais otimizadas, melhorando a produtividade das equipes e empresa como um todo.

3- Retenção de talentos

A retenção dos talentos da empresa é a prática de atividades na empresa que visam a valorização dos colaboradores para evitar que peçam demissão ou tenham atitudes negativas que justifiquem o desligamento.

Segundo estudo realizado pela Hay Group, aproximadamente 74% das empresas no Brasil concordam com o fato de que a retenção de talentos é algo importante. Mas, apesar desse número, apenas 26% têm programas pensados e estruturados para essa questão.

4- Desenvolvimento de competências interpessoais

Gerenciamento de conflitos, autocontrole, reconhecimento de limites, valores e capacidades são algumas das competências desenvolvidas pelos colaboradores engajados com a organização. Elas influenciam na boa convivência e produtividade da equipe, melhorando os processos internos.

Ter uma equipe feliz e engajada é importante para o crescimento da empresa, já que influencia positivamente na produtividade e entrega de trabalhos com qualidade.

Procurando uma solução de benefícios flexíveis para sua empresa? Fale com a gente!