Flash - ago 16, 2021

Atração e retenção de talentos: como a empresa pode se destacar?

A retenção de talentos é muito importante para qualquer empresa que deseja se destacar e traz diversos benefícios aos negócios. O mercado está cada vez mais afoito na busca por talentos que consigam cumprir requisitos como alta performance, empreendedorismo interno, engajamento, adequação aos propósitos da empresa, entre outros.

 

Para que profissionais de nível elevado façam parte da sua empresa, é preciso focar na atração e na retenção de talentos de forma assertiva. Veja como fazer isso neste post!

 

A importância de atrair e reter talentos para a empresa

 

Os talentos são de suma importância para qualquer empresa. As grandes inovações e a alta produtividade só acontecem se os talentos certos forem colocados nos locais certos. Dessa forma, podemos dizer que a contratação – e, em especial, a retenção desses profissionais – são importantes para que a empresa possa crescer e ser vista como um negócio de referência no mercado.

 

Como se destacar na hora da atração de talentos?

 

Para obter um destaque especial e conseguir atrair talentos de maneira eficaz, é possível utilizar algumas estratégias muito interessantes. A seguir, vamos destacar a questão da cultura do negócio e dos benefícios que a empresa oferece para seus profissionais. Acompanhe!

 

Cultura da empresa 

 

A cultura da empresa é o que a destaca entre as demais. Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode pagar altos salários e contar com novas soluções de ponta, mas se ela não tiver uma cultura bem-definida, os profissionais podem se encantar facilmente por outros locais de trabalho.

 

Para definir bem a cultura da sua empresa, é preciso que você entenda o propósito e os valores do seu negócio. Com isso em mente, trace horários mais ou menos flexíveis e crie uma trilha ou um plano de carreira, por exemplo. Também é importante criar um ambiente de trabalho condizente com a cultura da empresa. 

 

Alguns empreendimentos oferecem trabalho em regime home office, contam com poltronas, mesas de sinuca, entre outras soluções interessantes que retratam o que a empresa quer passar para os funcionários em relação à sua cultura.

 

Oferecer benefícios 

 

Os benefícios são uma ótima forma de atrair e reter talentos na sua empresa. No processo de seleção, você pode apresentar benefícios que agradam os profissionais, como vale-alimentação e vale-refeição, bem como benefícios relacionados à cultura, saúde e mobilidade.

 

Além disso, durante a estada do talento na sua empresa (e como forma de oferecer vantagens palpáveis para que ele siga trabalhando com você), é muito interessante oferecer mais autonomia e liberdade aos colaboradores. Isso pode ser feito por meio dos benefícios flexíveis, os quais permitem que os profissionais possam escolher quais benefícios desejam usufruir em determinado mês.

 

Vantagens para as empresas

 

A grande vantagem para as empresas que desejam atrair e reter talentos por meio dos benefícios é o custo-benefício. Os profissionais (talentos ou em aprendizado) ficam muito mais engajados e motivados quando entendem que são valorizados pela empresa. Dessa forma, os benefícios acabam ajudando em aspectos como produtividade, pontualidade e redução do turnover.

 

Conheça a Flash Benefícios

 

A Flash Benefícios é a maior empresa do segmento de benefícios flexíveis do Brasil. 

 

Oferecemos uma plataforma digital de uso prático e fácil, na qual é possível fazer a gestão dos benefícios oferecidos aos colaboradores. 


Explore o site da Flash e saiba mais sobre nossos benefícios!