Flash - jan 7, 2021

4 benefícios da contratação do vale-refeição para empresas.

O vale-refeição é um dos benefícios mais populares do mercado corporativo na atualidade. Empresas de diferentes segmentos o adotam, mas, surpreendentemente, ele não é um item obrigatório – exceto em casos nos quais acordos sindicais são acatados pela empresa. 

Sendo responsabilidade do empregador ou não, a verdade é que o vale-refeição é uma das remunerações não salariais que mais conferem valor à proposta de empresas do ponto de vista dos colaboradores. 

As vantagens desse benefício, no entanto, vão muito além. Entenda mais sobre o assunto ao longo do artigo.

 

2-png

 

O que é um vale-refeição?

Vale-refeição, VR ticket ou ticket-refeição: tal benefício é conhecido por muitos nomes. Sua função, entretanto, é bem mais universal: garantir que os funcionários tenham acesso a refeições durante o horário de trabalho. 

Anteriormente, esse tipo de benefício era entregue ao colaborador em formato de vales ordenados em um talão. Dessa maneira, sempre que fosse comprar algum item, a pessoa precisava destacar a quantidade de vales correspondente.

Muitos anos depois, com o avanço da tecnologia, o papel foi dispensado. Em seu lugar, surgiram os cartões magnéticos, que passaram a ser aceitos na maior parte dos estabelecimentos ao redor do mundo.

Algumas empresas, como a Flash Benefícios, vão além do cartão, oferecendo um aplicativo de controle em que o funcionário pode acompanhar todas as transações de vale-refeição e obter dados, como o consumo médio diário, previsão de recarga e estabelecimentos parceiros nas proximidades.

Leia também: Vale-refeição ou vale-alimentação: qual é melhor pra empresa? 

 

Por que contratar um vale-refeição para minha equipe?

Os vales-refeição podem deixar os funcionários muito satisfeitos, e não estamos falando apenas de saciar a fome. Além disso, a empresa também pode se beneficiar ao oferecer esse tipo de vantagem aos seus colaboradores. 

A seguir, entenda melhor alguns dos principais pontos fortes de se incluir um vale-refeição em sua política de benefícios. 

1. Proporciona vantagem no processo de atração de talentos

Profissionais de Recursos Humanos (RH) sabem que encontrar colaboradores com perfis compatíveis à cultura da empresa nem sempre é fácil. Esse processo pode ser facilitado quando os candidatos sabem que a empresa tem uma política de benefícios forte, que conta com um vale-refeição compatível com o mercado. Dessa forma, atrair talentos para o seu time fica muito mais simples.

2. Dá incentivos fiscais para a empresa

O vale-refeição também está incluso no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que oferece deduções na declaração de imposto de renda para empresas que fornecem o benefício. 

3. Evita turnover

Nós falamos sobre atrair novos talentos, mas um bom vale-refeição também pode ajudar a manter aqueles que já estão no seu time. Perder bons funcionários é uma das grandes dores de equipes de RH, mas uma política de benefícios competitiva pode ajudar a diminuir a rotatividade. 

4. Mantém a equipe motivada

Trabalhar em uma empresa onde você se sente cuidado é, certamente, um fator de motivação significativo. Além disso, o vale-refeição dá o poder de escolha para o funcionário, aumentando a sua satisfação com o serviço e, por consequência, com a empresa. 

 

Escolha a empresa certa para as necessidades do seu negócio: escolha a Flash Benefícios

A Flash Benefícios é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Somos uma empresa licenciada pelo PAT e oferecemos uma plataforma intuitiva, que oferece todo o controle aos gestores de RH e aos colaboradores. 

Centenas de empresas já usam os benefícios da Flash – como o vale-refeição – em suas operações, e esse número cresce a cada dia. Com a bandeira Mastercard, colaboradores que usam os benefícios da Flash têm acesso a mais de 2 milhões de opções de estabelecimentos em todo o Brasil.

Acesse nosso site para descobrir tudo o que podemos fazer pela gestão de benefícios da sua empresa. Venha ser Flash!